sábado, 22 de janeiro de 2022

10 previsões para a Web3 e a Criptoeconomia para 2022

10 previsões para a Web3 e a Criptoeconomia para 2022

 10 previsões para a Web3 e a Criptoeconomia para 2022

2021 provou ser um ano de destaque para as criptomoedas, com o preço do BTC ganhando quase 70% ano a ano, Defi atingindo US$ 150 bilhões em valor bloqueado e NFTs surgindo como uma nova categoria. Aqui está minha visão através da bola de cristal em 2022 e o que ela reserva para nossa indústria:

1. A escalabilidade da Eth melhorará mas as cadeias L1 mais novas terão um crescimento substancial

À medida que damos as boas-vindas aos próximos cem milhões de usuários de criptografia e Web3, os desafios de escalabilidade para Eth provavelmente crescerão. Estou otimista sobre as melhorias na escalabilidade do Eth com o surgimento do Eth2 e muitos rollups de L2. A tração de Solana, Avalanche e outras cadeias L1 mostra que no futuro viveremos em um mundo de várias cadeias. Também veremos novas cadeias L1 surgirem com foco em casos de uso específicos, como jogos ou mídia social.

2. Haverá melhorias significativas de usabilidade em pontes L1-L2

À medida que mais redes L1 ganham força e L2s se tornam maiores, nossa indústria buscará desesperadamente melhorias na velocidade e usabilidade de pontes L1 e L1-L2 cruzadas. Provavelmente veremos desenvolvimentos interessantes na usabilidade de pontes no próximo ano.

3. A tecnologia à prova de conhecimento zero terá maior tração 

2021 viu protocolos como ZkSync e Starknet começando a ganhar tração. À medida que as cadeias L1 ficam entupidas com o aumento do uso, a tecnologia ZK-rollup atrairá a atenção do investidor e do usuário. Veremos surgir novos casos de uso centrados na privacidade, incluindo aplicativos seguros para a privacidade e modelos de jogos que têm privacidade incorporada ao núcleo. Isso também pode atrair mais atenção dos reguladores para a criptografia, pois o KYC/AML pode ser um verdadeiro desafio em redes centradas na privacidade.

4. Defi regulamentado e surgimento de atestado KYC on-chain

Muitos protocolos Defi adotarão a regulamentação e criarão grupos de usuários KYC separados. A identidade descentralizada e os serviços de atestado KYC na cadeia desempenharão papéis importantes na conexão da identidade real dos usuários com os terminais da carteira Defi. Veremos mais aceitação de endereços do tipo ENS e novos sistemas de resolução de nomes de cadeia cruzada surgirão.

5. As instituições terão um papel muito maior na participação do Defi

As instituições estão cada vez mais interessadas em participar do Defi. Para começar, as instituições são atraídas por retornos baseados em juros acima da média em comparação com produtos financeiros tradicionais. Além disso, a redução de custos na prestação de serviços financeiros usando o Defi abre oportunidades interessantes para as instituições. No entanto, eles ainda hesitam em participar do Defi. As instituições desejam confirmar que estão negociando apenas com contrapartes conhecidas que concluíram um processo KYC. O crescimento do Defi regulamentado e do atestado KYC na cadeia ajudará as instituições a ganhar confiança no Defi.

6. Surgirá o seguro Defi

À medida que o Defi se prolifera, ele também se torna alvo de hacks de segurança. De acordo com a empresa Elliptic, com sede em Londres, o valor total perdido pelas explorações do Defi em 2021 totalizou mais de US$ 10 bilhões. Para proteger os usuários de hacks, protocolos de seguro viáveis ​​que garantem os fundos dos usuários contra violações de segurança surgirão em 2022.

7. Comunidades baseadas em NFT darão concorrência material às redes sociais da Web 2.0

NFTs continuarão a se expandir na forma como são percebidos. Veremos tokens de criador ou tokens de fãs ocupando mais um lugar de primeira classe. NFTs se tornarão a próxima evolução da identidade digital dos usuários e passaporte para o metaverso. Os usuários se reunirão em comunidades pequenas e diversas com base nos tipos de NFTs que possuem. Os metaversos criados pelo usuário serão o futuro das redes sociais e começarão a ameaçar as versões centralizadas de publicidade das redes sociais de hoje.

8. As marcas começarão a participar ativamente do metaverso e das NFTs

Muitas marcas estão percebendo que as NFTs são ótimos veículos para marketing de marca e estabelecimento de fidelidade à marca. Coca-Cola, Campbell's, Dolce & Gabbana e Charmin lançaram colecionáveis ​​NFT em 2021. A Adidas lançou recentemente um novo projeto de metaverso com o Bored Ape Yacht Club. Provavelmente veremos iniciativas de marketing de marca mais interessantes usando NFTs. NFTs e o metaverso se tornarão o novo Instagram para marcas. E assim como no Instagram, muitas marcas podem começar como NFT nativas . Também veremos muitas outras celebridades entrando na onda e usando NFTs para aprimorar sua marca pessoal.

9. As empresas Web2 vão acordar e tentar entrar na Web3

Já estamos vendo isso com o Facebook tentando se reformular como uma empresa Web3. É provável que vejamos outras grandes empresas da Web2 mergulhando na Web3 e no metaverso em 2022. No entanto, muitas delas provavelmente criarão versões de rede centralizadas e fechadas do metaverso.

10. Hora do DAO 2.0

Veremos os DAOs se tornarem mais maduros e populares. Mais pessoas ingressarão em DAOs, levando a uma mudança na definição de emprego – nunca recebendo uma carta de oferta formal, aceitando tokens em vez de ou junto com salários fixos e trabalhando em vários projetos DAO ao mesmo tempo. Os DAOs também enfrentarão novos desafios em termos de descobrir como fazer fusões e aquisições, administrar folha de pagamento e benefícios e coordenar atividades em organizações cada vez maiores. Veremos surgir uma infinidade de ferramentas para ajudar os DAOs a serem executados com eficiência. Muitos DAOs também descobrirão como interagir com empresas tradicionais da Web2. É provável que vejamos os reguladores se interessando mais pelos DAOs e tentando se educar sobre como os DAOs funcionam.

Obrigado aos nossos clientes e ao ecossistema por um incrível 2021. Estamos ansiosos por mais um ano construindo as bases para a Web3. Wagmi.

 

Ad Placement